Dom Macedo: trabalhadores rurais participam de curso de Doma de Equinos

1a7493fa-71ec-458e-8fef-b7cbb38b656b
1c14ee56-8dd7-49f6-ada6-77c8a00436d0
facd9933-c361-4e46-ad2e-d73409550674

Durante toda esta semana, trabalhadores rurais de Dom Macedo Costa participaram do curso de doma racional de equinos, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). As aulas, organizadas em atividades práticas e teóricas, somam 40 horas de formação e os participantes têm direito a certificado.

Conforme o instrutor Rogério Cerqueira, o objetivo do curso é fazer com que os participantes, que são trabalhadores rurais, possam realizar uma doma de forma racional, preservando a integridade física tanto de si, quanto do animal, além de se obter um cavalo mais dócil, mais confiante e com mais respeito ao trabalhador.

“O Senar tem um lema que é aprender fazendo. Temos um primeiro momento de aula teórica, em sala de aula, depois passamos a fazer tudo na prática, em que cada participante tem a oportunidade de exercitar o que está sendo aprendido. Todo o processo é acompanhado individualmente com cada participante, onde ensinamos a técnica, e se for o caso, corrigir durante esse aprendizado, para que no final das 40 horas de curso ele possa ser certificado”, explicou o professor.

Há um crescimento da equinocultura baiana, tanto em termos de números como em qualidade de equinos, o que demanda uma mão de obra profissional especializada. “Isso casa com o nosso propósito do Senar, que é formar trabalhadores qualificados para o mercado”, afirma Rogério.

As atividades práticas aconteceram nas localidades da Boa Sorte e Jacarandá, nas fazendas dos colaboradores Zéu Lemos e Soraya Andrade, respectivamente, a quem a Secretaria agradece pela gentileza em ceder o espaço para as aulas.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia