Oficinas promovem valorização da população negra em Dom Macedo Costa

e8aae295-1877-46f8-a328-f7e44a21de22
9ebbf536-c974-4fcb-aa42-4325374c104c
79b16c9f-ba4b-4d04-8f60-4d6b9657cae9
84001cf7-ddba-420f-9102-5d07bed22de3

Nosso mundo, nossa cor! Com esse tema o município de Dom Macedo Costa deu início às atividades referentes ao mês que discute o processo de retomada de consciência e emancipação da população negra. Este ano, a Secretaria de Assistência Social, com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), decidiu começar ainda mais cedo as atividades, promovendo desde o mês de outubro oficinas e rodas de conversa, trabalhando questões referentes à autoestima e a valorização da cultura negra. O resultado tem sido de muita beleza, aceitação e empoderamento!

“Houve oficina em que trabalhamos a instrumentação da musicalidade africana, onde no final o instrutor voluntário Sinho Bernardo e os participantes compuseram uma música. Na oficina de artesanato houve a confecção de colares, brincos e pulseiras com estampas étnicas. Já na de transição capilar, a proposta foi trabalharmos para que as mulheres negras aceitem a si e os seus cabelos como são”, explica a orientadora social do SCFV, Geislane Reis. A programação contou ainda com uma oficina de automaquiagem, como forma de se suplantar a dificuldade que as pessoas negras têm de encontrar maquiagem específica para sua pele, além de uma atividade destinada a quem quer encarar as passarelas com atitude! “A oficina de modelo e manequim teve o intuito de valorizar o fenótipo negro, para que se entenda que seus traços também são belos”, ressaltou Deivison Oliveira, um dos instrutores.

A fim de provocar os participantes sobre suas potencialidades, o projeto também tem promovido rodas de conversa em que se discute inserção social e autoconhecimento. “A roda de conversa é uma das coisas mais emancipatórias que a gente tem trazido. Conversar com eles e falar da potencialidade de cada um tem sido muito gratificante, porque vivemos em uma sociedade que nos aliena e nos afasta dos acessos aos espaços na sociedade”, pondera Geislane. As atividades no espaço do SCFV serão concluídos com uma roda de conversa no próximo dia 22, com a participação do professor universitário Ronilson Souza.

O resultado das oficinas poderá ser apreciado por toda a população no dia 30 de novembro, quando acontece na quadra poliesportiva o II Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial, às 18h. O evento contará com a mostra de tudo que foi produzido, apresentações musicais, exposição de vídeos, fotografias, artesanato e maquiagem, além de uma mesa de debate com convidados especiais.

Ascom DMC



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia