Professor da Facemp lança livro sobre a Ilha de Itaparica

O Livro Docência nas Águas: Diversidade Cultural, Maritimidade e Travessias na Ilha de Itaparica, é uma obra que discute a diversidade cultural e a docência na educação básica. Inspirado pelo romance Mar Morto de Jorge Amado. O livro apresenta a cultura das águas (maritimidade) de forma singular e poética.
O texto trata da educação intercultural que fundamenta-se no diálogo entre os diferentes saberes e conhecimentos que são estabelecidos nas relações culturais mantidas na escola.
O mar, a ilha, a docência e a escola vão se implicando e produzindo um cenário único e diverso, onde o fazer a educação se produz e traduz na Ilha de Itaparica. A escola da ilha desvela este lugar da maritimidade, das práticas sociais, culturais e simbólicas produzidas pelos sujeitos na relação com o mar. O mar flui no ensino, nas brincadeiras, no dia-a-dia dos alunos e alunas. O mar é o lugar da aula, do passeio, das vivências e experiências narradas pelos docentes.
O autor é o professor Silvano Sulzart, que é nativo da Ilha de Itaparica/Vera Cruz-BA. Possui mais de 15 anos de experiência docente, onde já atuou como professor da Educação Básica, coordenador pedagógico e diretor escolar. Pedagogo, formado pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB), Professor e Coordenador Pedagógico da Rede Pública de Ensino de Vera Cruz e Itaparica – BA, é Especialista em Psicopedagogia, Gestão de Recursos Humanos e Letramento e Alfabetização. Membro do Grupo de Pesquisa DIVERSO (PPGEDUC/UNEB) – Grupo de Pesquisa: Docência, Narrativas e Diversidades. Desenvolve trabalhos voltados para a formação docente, coordenação pedagógica, Letramento e Alfabetização, e Diversidade Cultural.

12957368_1018905588176912_1937122486_n

 

(Blog do Valente)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia