Venda de empresa: por onde começar?

Aqui damos algumas dicas sobre como começar a planejar a venda de uma empresa

Foto: reprodução

Com o mercado de compra e venda de empresa aquecido, é possível que empreendedores recebam propostas de venda para sua companhia, ou se interessem em colocar o negócio disponível para aquisição com o intuito de tentar aproveitar boas oportunidades de mercado.

Quando a intenção de vender uma companhia começa a surgir na cabeça de um empresário, é preciso avaliar alguns pontos e traçar um bom planejamento para que essa negociação seja feita da melhor maneira possível, gerando valor e reduzindo riscos.

O processo de venda de empresa não é simples, e exige uma análise não somente interna, sobre como o negócio está se desenvolvendo, como externa, para entender bem o comportamento do mercado, do setor de atuação da companhia e, assim, poder analisar as melhores oportunidades.

Aqui damos algumas dicas sobre como começar a planejar a venda de uma empresa:

 

1.Defina a motivação

 O primeiro passo nesse processo é avaliar a própria motivação para colocar o negócio à venda. Algumas perguntas que o empresário deve se fazer são: quero ver meu negócio crescer e para isso preciso de um parceiro estratégico? Ou quero passar a administração da empresa adiante e me afastar definitivamente da companhia?

A importância de entender bem a motivação ajudará o empreendedor a determinar qual o percentual da companhia que ele irá colocar disponível para venda. Esse fator é muito relevante, pois também ajudará a atrair o perfil correto de investidor para o negócio, podendo ser um sócio-investidor, um parceiro estratégico ou um comprador que irá assumir a administração da companhia.

 

2. Organize as finanças

 O próximo passo é manter a parte financeira da companhia bem organizada. Para isso, será importante obter o histórico de pelo menos três anos que demonstra os dados contábeis e financeiros da empresa. Saber qual a situação do negócio dará tempo ao empreendedor de organizar as finanças, caso seja necessário, e melhorar os números, visando obter boas perspectivas de lucro e, assim, atrair investidores para a companhia.

 

3. Levante documentos da companhia

 Além de ter em mãos a parte financeira bem organizada, outros tipos de documentos precisam estar mapeados. São eles contratos e acordos, por exemplo, além de declarações fiscais e documentos legais. Tudo isso ajudará o empreendedor a entender se sua companhia está com pendências contábeis, com fornecedores, ou até na justiça.

Assim, será importante resolver ou tentar ao menos reduzir os riscos dessas pendências para que, ao apresentar a companhia aos investidores, elas estejam bem identificadas e com perspectivas de uma resolução que traga menor risco ao negócio.

 

4. Faça uma avaliação

Fazer um valuation, ou uma avaliação da empresa, ajudará a encontrar um preço justo para o seu negócio. O valuation precificará a empresas de acordo com determinadas premissas e pode ser feito a partir de algumas metodologias. São elas: valor de ativos e passivo da companhia; comparação com empresas concorrentes; ou capacidade de geração de caixa no futuro.

É importante saber, contudo, que essa avaliação nem sempre será um consenso entre a parte compradora e a vendedora, mas pode dar maior poder argumentativo na hora da negociação.

 

  1. Planeje a transação

 

A partir de agora, cabe ao empreendedor planejar e estruturar a venda. Isso significa decidir como a companhia será apresentada ao mercado, qual percentual da empresa será oferecido e qual o investidor ideal para o negócio. O processo de negociação logo deve começar, e com todo o levantamento feito, será mais fácil chegar a uma transação com o melhor valor.

Após esse passo inicial, o empresário deve tratar agora de preparar as documentações da venda e fazer road shows em busca de um comprador que tenha o perfil adequado para o negócio. A negociação e oferta de compra vem depois. Por fim, é feito um due diligence para verificar todas as informações sobre a companhia antes da assinatura do contrato de compra e venda.

Como pode ser observado, o processo de venda de empresa não é tão simples e, inclusive, pode ser um pouco demorado. Para ter certeza de que ele seja realizado de maneira segura, gerando valor e mitigando riscos, é importante contar com a ajuda de uma assessoria especializada, como a Capital Invest, que oferece consultoria em M&A, auxiliando na compra e venda de empresas com o menor risco.

 

Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia