MEC cria nova secretaria após pressão por melhoria em resultados

Foto: reprodução/ EBC Agência Brasil

Foi reformulada a estrutura interna do Ministério da Educação e criada a Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais, cujo objetivo é aumentar a eficiência da pasta e acelerar a implementação das políticas públicas que foram anunciadas na gestão de Camilo Santana. O ato foi formalizado no Diário Oficial da União, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 5 de setembro.

Segundo informações, serão duas diretorias para a nova divisão, a de Informações Estratégicas e Inovação e a de Monitoramento e Avaliação de Políticas Educacionais, que acompanharão de perto, os programas desenvolvidos pela pasta. Cabe ao Inep esse tipo de atribuição, que tem um caráter mais consultivo do que executivo. A ocupação do cargo ainda não foi anunciada.

Atualmente, o MEC vem sendo pressionado a mostrar melhores resultados, por se tratar de um ministério estratégico para a gestão do PT, que fez questão de mantê-lo em seu controle. Camilo Santana tem sido pressionado na condução dos trabalhos, tanto por entidades do terceiro setor ligados à educação, quanto por entidades sindicalistas da educação. Um dos principais pontos é definição do Novo Ensino Médio, cujo projeto de lei ainda não foi desenhado pelo ministério.

Internamente, a cúpula do ministério avalia que a iniciativa de implementar os programas e fazer os trabalhos andarem caberia à atual secretária executiva, a ex-governadora do Ceará, Isolda Cela, que é braço direito de Camilo e também responsável pela criação do modelo educacional do estado.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia