Manifestação só pacífica, é o único caminho viável para o entendimento numa sociedade verdadeiramente civilizada – Por Adão Andrade

Foto: reprodução

 

Manifestações? Eu já participei. Em 1992, nós, mais de uma centena de alunos e professores turno noturno do Colégio Estadual Democrático de Segundo Grau Dr. Rômulo Almeida saímos pelas ruas de Santo Antônio de Jesus com velas acesas nas mãos em protesto por conta dos repetidos apagões que nos deixavam no escuro, vulneráveis e sem aulas… manifestação pacífica com apoio da PM.

Brasília, 14 de Fevereiro de 2014, o Ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Levandowiski suspendeu a sessão pois cerca de 22 mil militantes do MST Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terrai invadiram e desceram a Esplanada dos Ministérios e chegaram a Praça dos Três Poderes… tentaram invadir o Prédio do STF e outros espaços, traziam faixas com críticas tipo ” STF refém da Globo” e acusavam a então Presidente Dilma Rousseff de ruralista, a principal reivindicação era a prometida reforma agrária. Houve o conflito, bombas de efeito moral, balas de borracha, spray de pimenta e um saldo de 12 Policiais feridos… ninguém foi preso!

Brasília ontem, 8 de Janeiro de 2022, milhares de manifestantes da extrema direita, vestindo verde e amarelo e a bandeira do Brasil, passaram pelo bloqueio policial, invadiram a Praça dos Três Poderes, o Prédio do STF, o Palácio do Planalto e o Congresso…a exigência do grupo era transparência no processo eleitoral de 2022 e a insatisfação com a vitória do Presidente Lula no pleito… movimento que já havia começado antes com a ocupação na frente dos quartéis em todo o País…houve quebra-quebra, conflitos, PMS feridos e um saldo de centenas de manifestantes presos.

O que acho de tudo isso? Não estou aqui para julgar ninguém, nem os militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de 2014 e nem os Militantes da Extrema Direita de ontem… aliás quem sou eu para julgar? Para apontar? Qual o meu respaldo para atirar a primeira pedra? Cada um que sabe o que passa pela sua cabeça e pelo coração e assim, age de acordo com seus valores e convicções e consequentemente arcam com as consequências dos seus acertos ou de seus erros, parece que deste mundo a gente não sai devendo nada!

Termino ressaltando que sou terminantemente contra o extremismo, abomino uso da violência e da destruição do patrimônio publico ou particular. Para mim, manifestação SÓ PACÍFICA, pois o diálogo é o único caminho viável para o entendimento numa sociedade verdadeiramente civilizada.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia